ENFEMAGEM
CARGA HORÁRIA
• Carga horária total: 4.040 horas
• Teorico-práticas: 2.055
• Estágio Integrado: 990
• Atividades Específicas: 825
• Atividade Complementar: 80
• Optativo: 90
• Integralização:
ORGANIZAÇÃO DO CURSO:
O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da FACISA, está organizado em nove eixos temáticos:
1- A condição terrena, ecologia e cultura;
2- A condição humana, saúde e cidadania;
3- O ser e o viver em contextos sócio-culturais e ambientais;
4- Enfermagem e a complexidade do processo saúde-doença;
5- Enfermagem na atenção básica à saúde da família;
6- Enfermagem na atenção à saúde em média complexidade;
7- Enfermagem na atenção á saúde em alta complexidade;
8- Gerência do processo de cuidar em enfermagem na rede básica de saúde;
9- Gerência do processo de cuidar em enfermagem na rede hospitalar.
Objetivo do curso:
Formar profissionais com qualificação técnica, política e ético-social, para o exercício das suas competências, com a responsabilidade de coordenar o processo coletivo de trabalho de enfermagem, em todos os níveis de complexidade da rede de serviços de saúde.
COMPETÊNCIAS
►Assistir/cuidar/intervir
►Administrar/gerenciar
►Investigar/pesquisar
►Educar/ensinar
Perfil do profissional
O Bacharel em Enfermagem formado na UFRN é o portador de diploma legal de ENFERMEIRO que, através de uma formação no campo das ciências humanas, sociais e biológicas e no campo de conhecimentos próprios da enfermagem, desenvolve competências técnicas, políticas, educativas e éticas, ou seja, competências humanas do saber, saber-fazer, saber ser e saber conviver, que lhe possibilita saber agir profissionalmente, como coordenador do processo de trabalho da enfermagem, com base nos princípios da universalidade, eqüidade, integralidade e solidariedade, no processo coletivo de trabalho em saúde, em todos os seus espaços e áreas de inserção.
Campos de atuação: Hospitais; Clínicas; Unidade Básica de Saúde; Programas de Saúde; ESF (Estratégia de Saúde da Família); Comunidade; Domicílio; Escolas profissionalizantes em Enfermagem; Cursos Superiores em Enfermagem; Creches e Empresas.
Conheça os sites relacionados à Enfermagem
Conselho Federal de Enfermagem
Conselho Regional de Enfermagem
Associação Brasileira de Enfermagem
FISIOTERAPIA
O curso de Fisioterapia da FACISA oferece 40 vagas por ano, com aulas ministradas no turno diurno. A entrada é no primeiro semestre, e durante 5 anos, os alunos serão preparados para dominar conhecimentos acerca da execução dos métodos e técnicas fisioterapêuticas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. Portanto, o curso é ideal para quem gosta de estar em contato permanente com a prevenção de doenças, reabilitação e reinserção social de pacientes. A estrutura curricular prevê 4.037 horas. As disciplinas do curso são teóricas e práticas. A estrutura curricular estabelece disciplinas básicas e específicas (Ciclo pré-profissionalizante e profissionalizante). As disciplinas do ciclo profissionalizante e o estagio supervisionado serão realizadas na Clínica Escola da FACISA, no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) e em outras instituições conveniadas. A estrutura curricular também prevê como obrigatório um trabalho de conclusão de curso, em que o aluno poderá aprofundar algum assunto de interesse do aluno. A participação em eventos acadêmicos e publicações em revistas complementarão sua carga horária.
Perfil profissional e áreas de atuação:
O Fisioterapeuta é capacitado a elaborar o diagnóstico fisioterapêutico, interpretar laudos e exames propedêuticos e complementares detectando as alterações cinético-funcionais apresentadas. Prescrever, baseado no que foi constatado na avaliação físico-funcional, as técnicas de tratamento fisioterapêuticas adequadas a cada caso. Dar ordenação ao processo terapêutico, quantificando e qualificando as técnicas fisioterapêuticas indicadas. Reavaliar sistematicamente o paciente, reajustando ou alterando as condutas terapêuticas, assim como decidir pela alta fisioterapêutica. Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios. Capacidade de desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico como palestras, conferências, cursos na sua área de atuação profissional. Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços públicos e privados. Prestar consultoria a empresas, indústrias, entidades esportivas na área de sua competência. Reconhecer e encaminhar adequadamente pacientes portadores de problemas que fogem do alcance de sua formação. Capacidade de realizar aprendizagens independentes criando novos saberes contribuindo para o crescimento e autonomia profissional. Sólida formação com referencial teórico-prático embasado em conhecimentos biológicos, humanos e sociais, bio-tecnológicos e fisioterapêuticos. Formação generalista que lhe possibilite perceber o contexto do mundo e o contexto mais próximo em que se situa como profissional. Capacidade de criar e aplicar alternativas de solução para os problemas peculiares de sua profissão. Trabalhar eficientemente em equipes de saúde, reconhecendo, valorizando e adequando-se às competências específicas dos seus integrantes. Comunicar-se adequadamente com o paciente e seus familiares, lidar com as próprias frustrações e ser sensível ao sofrimento humano. Manter postura ética, visão humanística, senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania. Capacidade de avançar continuamente nos conhecimentos e no domínio de tecnologias e práticas pertinentes. Co-participar efetiva e permanentemente da construção de um projeto social em que os homens possam coletivamente buscar respostas às suas inquietações e anseios, numa sociedade em que se institua a igualdade sem eliminar diferenças. Participar na produção de conhecimentos na área da Fisioterapia utilizando adequadamente procedimentos de metodologia científica. Saber interelacionar conhecimentos de diferentes áreas para assistir ao indivíduo como um todo.
Conheça os sites relacionados à Fisioterapia
Coffito 1 >> Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Crefito 2 >> Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 1º região
Crefito 3 – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 3º região
Revistas para a Fisioterapia
Revista Brasileira de Fisioterapia
NUTRIÇÃO
Histórico curso de nutrição:
O curso de Nutrição da FACISA teve seu início em fevereiro de 2009, com o ingresso de sua primeira turma por vestibular.
A presença do curso de graduação em Nutrição na cidade de Santa Cruz, no estado do Rio Grande do Norte, veio atingir os objetivos do REUNI - programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais, permitindo a interiorização da UFRN e alcançando a demanda de estudantes que moram na região do Trairi, bem como de outras regiões do estado.
Perfil Profissional:
O Nutricionista é capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos em grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Áreas de Atuação:
Instituições de saúde públicas e privadas, tais como hospitais, clínicas e ambulatórios, creches, restaurantes, hotéis, órgãos da Vigilância Sanitária, indústrias de alimentos, na área de esportes, marketing e docência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário